segunda-feira, 12 de abril de 2010

Achei na net...

Vlad III, Príncipe da Valáquia (Sighişoara, 1431 – Bucareste, 1476)

Comumente conhecido como Vlad, o Empalador (em romeno: Vlad Ţepeş ou Dracula), foi príncipe (voivoda) da Valáquia por três vezes, governando a região em 1448, de 1456 a 1462 e em 1476.
Ao mesmo tempo em que Vlad III se tornou famoso por seu sadismo, era respeitado pelos seus cidadãos como guerreiro, por sua ferocidade contra os turcos, e como governante que não tolerava o crime entre sua gente.
Fora da Romênia, o voivoda é célebre pelas atrocidades contra seus inimigos, que teriam sido a inspiração para o conde Drácula, vampiro de Drácula, romance de 1897 do escritor irlandês Bram Stoker.
Seu sobrenome romeno, Dracula, Draculea ou Drakulya, usado para designar Vlad em diversos documentos, significa "filho do dragão", e refere-se a seu pai, Vlad Dracul, que recebeu este apelido de seus súditos após ter se juntado à Ordem do Dragão, uma ordem religiosa. Dracul, que vem do latim draco ("dragão"), significa "diabo" no romeno atual.
Seu apelido post-mortem de Vlad ("Empalador") teve origem em seu hábito de matar inimigos através do empalamento, uma prática popularizada por diversos panfletos medievais na Transilvânia. Empalamento ou empalação era uma método de tortura e execução utilizada antigamente que consistia na inserção de uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado.
Vlad Tepes também era conhecido por sua crueldade, tanto com seus súditos, quanto contra seus inimigos. Referindo-se ao seu título, O Empalador, Vlad era assíduo adepto dessa prática.
Segundo pesquisas, comprova-se que houve situações em que Vlad mandava empalar famílias inteiras, e usava seus principais métodos de tortura contra os soldados de tropas inimigas.
Outra situação conta que mensageiros de Mehmed II foram à corte de Vlad. O mesmo ordenou que eles tirassem seus turbantes. Contudo eles se recusaram em referência ao respeito de sua cultura. Com isso, Vlad ordenou que pregassem os turbantes nas cabeças dos mensageiros.
Em outra situação Vlad ordenou que fossem empalados 200 estudantes que foram à Valáquia apenas para aprimorar o idioma

Nenhum comentário:

Postar um comentário