terça-feira, 4 de maio de 2010

Savador na Copa 2014 (só vendo pra crêr!)

Salvador (BA), localizada na região nordeste do Brasil, foi a primeira capital do Brasil. Criada em 1549, a cidade conta hoje com aproximadamente 3 milhões de habitantes.
Com o objetivo de preparar a cidade para a realização da Copa das Confederações em 2013 e a Copa Mundial em 2014, foram pactuadas ações entre o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Salvador.
As obras previstas compreendem a reconstrução do Estádio da Fonte Nova e a ampliação do sistema de transporte, com a construção de um corredor exclusivo de ônibus para interligar pontos da cidade.

Valor das ações previstas para o evento: R$ 1.159.400.000,00

Entre as obras previstas para a Copa 2014, está a reconstrução do Estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA). O projeto envolverá a demolição do atual estádio e a construção de uma nova arena, mais moderna, baseada nos moldes do Estádio de Hannover, na Alemanha, usado nos jogos da Copa de 2006. A responsabilidade pela execução das obras é do Governo do Estado da Bahia.
Segundo o governo baiano, o novo Estádio da Fonte Nova ocupará uma área de 121 mil metros quadrados e terá capacidade para 50 mil lugares fixos; 50 camarotes, totalizando mil assentos; área de imprensa (variável até 1,6 mil posições); 2,5 mil assentos VIPs; museu do futebol ; restaurante panorâmico; 62 banheiros; 46 bares; cobertura de estrutura metálica leve; e duas mil vagas de garagens na parte interna.

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade de Salvador, na Bahia, e agilizar o tráfego das pessoas durante a Copa 2014, um dos empreendimentos já previstos é a conexão, por meio do sistema BRT (Bus Rapid Transit), do Aeroporto Internacional de Salvador à zona norte da cidade. A responsabilidade pela execução dessa obra é do Governo do Estado da Bahia.
O BRT, ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus), é um transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina elementos físicos e operacionais em um sistema integrado, com uma imagem de qualidade e identidade única. O conceito evoluiu a partir dos corredores exclusivos para ônibus, como alternativa ao metrô para o transporte de massa.
Além de segregar o tráfego geral e impor medidas de prioridade na circulação, o que facilita o trânsito das pessoas, o BRT também proporciona redução dos tempos de embarque e desembarque de passageiros, por ser composto de veículos com grande número de portas e de plataformas niveladas ao piso do ônibus. Outras vantagens são o pagamento fora do veículo, as estações fechadas e seguras e os mapas de informação em tempo real.

Fonte: portal da transparencia

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